O conceito open office que favorece a colaboração, a convivência e o networking entre os talentos de uma empresa, está presente nas unidades mais modernas e inspirou a disseminação de um modelo novo e promissor, o espaço de coworking.
O coworking é cada vez mais comum no Brasil: o ambiente é propício para a inovação e o compartilhamento de ideias e, por isso, atrai profissionais independentes, startups e grandes corporações já consolidadas no mercado, mesmo as com escritórios próprios.
O que os diferenciam geralmente é a sua localização, estratégica para o ponto de vista comercial, mas também a infraestrutura disponibilizada aos usuários para esse novo ambiente de trabalho.
Algumas empresas embarcam tecnologia em seus espaços para promover o conceito, criam ambientes mais amplos e com soluções inovadoras para o compartilhamento de ideias, além de investir em áreas comuns, como cafés, para privilegiar uma convivência mais harmônica e criativa das pessoas.
Quer entender como funciona a tecnologia para coworking e conhecer cases de sucesso do Grupo Discabos? Continue a leitura!
Quais foram as soluções oferecidas aos espaços de coworking?
O uso de tecnologia é primordial para o sucesso do empreendimento: projetos com soluções de áudio e vídeo, como sistemas para videoconferência, salas de reunião devidamente equipadas, softwares para automação de processos, monitores touch interativos, projetores e é claro, automação e controle facilitado de tudo isso, são apenas alguns exemplos que podem ser embarcados para facilitar a experiência e o compartilhamento de conteúdo.
A GoWork, um dos cases do Grupo Discabos, por exemplo, implementou um controle de iluminação do lobby, uma central de áudio, microfone sem fio para apresentações e uma tela interativa na sala principal de reuniões.
Para definir as necessidades de cada projeto e minimizar qualquer dificuldade durante a fase de implementação, o Grupo Discabos estuda as especificações dos clientes, uma vez que espaços prontos já funcionam com uma infraestrutura que deve ser incluída para que sejam identificadas especificidades, como pontos de conexão com a rede elétrica.
O cliente deu total liberdade ao Grupo Discabos para indicar as soluções mais oportunas para a produtividade e a melhoria da experiência do usuário. Foi quando o Grupo Discabos convidou a Futura Domótica, que tem larga experiência nesse tipo de projeto, para que as necessidades da GoWork durante o processo de planejamento e instalação fossem atendidas.
Como essas empresas eram antes da implementação da solução? O que mudou?
Não são todas as empresas que utilizam tecnologia embarcada em seus espaços. Geralmente, são grandes empreendimentos com vários ambientes, mas a usabilidade da infraestrutura depende do conhecimento e disposição do usuário, que muitas vezes não sabe como utilizar as soluções, os recursos são escassos ou limitados a determinados grupos de clientes.
Enquanto alguns espaços de coworking atendem seus usuários com uma infraestrutura básica, composta por uma televisão com um ponto HDMI na mesa, por exemplo, outras que querem se diferenciar nesse mercado tão promissor provêm uma gama de tecnologia para facilitar o uso diário dos recursos, promover eventos, agendamento de salas e compartilhamento de conteúdo.
A tecnologia pode ajudar muito nesses ambientes, principalmente soluções relacionadas à automação da infraestrutura, e, realmente, não são todas as empresas que fazem esse investimento para atender adequadamente seu mercado, apesar dessa atitude adicionar valor ao negócio e consequentemente melhorar a impressão dos clientes acerca da marca.
Os usuários se adaptam rapidamente as tecnologias e o aumento da usabilidade do espaço é facilmente percebido, tanto visualmente quando por meio do ganho de produtividades e de engajamento.
Segundo Pedro Paulo Candido, fundador da Chave Coworking, outro coworking que realizou essa adequação em parceria com o Grupo Discabos:
“esse modelo de negócios faz muito sentido para empresas que estão em expansão e visam reduzir custo de facilities. É um modelo de parceria, onde existe uma ganha-ganha: enquanto o usuário reduz seus custos com aluguel e gestão do espaço, o coworking ganha previsibilidade e crescimento de receita por meio do aumento de seus clientes. É um apoio para que a empresa mantenha seu crescimento e, consequentemente, isso gera mais demanda e o espaço de coworking também se beneficia.”
Como tecnologias de áudio, vídeo e automação podem contribuir para a melhor experiência dos usuários dos espaços de coworking?
O que mais impressiona os profissionais que trabalham com esse tipo de projeto, desenho de soluções que promovem uma melhoria significativa nos processos, é ver as mudanças promovidas no ambiente e na rotina dos usuários por meio da tecnologia. Segundo Fernando Ribeiro, instalador da Futura Domótica,
“Sempre é algo muito agradável de se fazer porque levamos um incremento na utilização dos espaços. Facilitamos, otimizamos e trazemos as pessoas para perto com a tecnologia.”
Quando ambientes que demandam a interação e a colaboração dos usuários, salas de reunião, espaços de coworking e treinamento, por exemplo, não são equipados com soluções adequadas de tecnologia, muito se perde, especialmente em termos de produtividade.
“Perde muito na inteligibilidade de uma área de treinamento, como uma sala de aula, ou ainda o tempo de trabalho em salas de reunião, onde a infraestrutura não permite o compartilhamento adequado do conteúdo, uma demanda para a execução de videochamadas, por exemplo.”
A tecnologia está disponível para facilitar a vida das pessoas. No caso dos espaços de coworking, a experiência do usuário, que é algo extremamente importante. Ainda segundo Fernando:
“Quando você tem espaços como salas de reunião, áreas de colaboração e salas para eventos, onde diversos recursos podem ser empregados, é possível promover uma facilidade de uso, de forma que a pessoa que precisa do recurso tecnológico perceba que aquilo acontece de uma forma fácil, sutil e intuitiva.
Além disso, não requer nenhum treinamento avançado para utilizá-lo. Agregar recursos e otimizá-los fazendo com que isso seja de fácil uso e permitir que o usuário tenha uma experiência agradável de utilização é o maior benefício que você pode trazer para espaços colaborativos.”
Por que escolher o Grupo Discabos e não outra empresa do ramo para atualizar seu espaço de coworking?
Fernando Ribeiro afirma que:
“O Grupo Discabos é um parceiro e um fornecedor de alto nível. Eles têm uma estrutura de atendimento muito eficaz. A disponibilidade de estoque também é muito boa, que atende além das expectativas em todas as ocasiões. O que não foi nenhuma novidade para nós.”
O Grupo Discabos ajuda na escolha dos equipamentos mais adequados para o seu projeto e fornece uma linha completa de soluções para sistema de automação de empresas, desde áudio e vídeo, até a climatização e a parte elétrica. Com essas soluções é possível promover maior eficiência corporativa e reduzir expressivamente o custo operacional.
Entre em contato com a Discabos e veja como podemos ajudar o seu negócio a se adequar nesse contexto de transformação digital!