4 dicas de como usar o ar-condicionado de maneira eficiente

Publicado em Artigos dia

Muitas vezes o aparelho de ar-condicionado é inutilizado nas empresas por apresentar mau funcionamento. Logo se imagina que é por causa de algum problema de fabricação ou defeito. Mas, na verdade, a causa pode ser a maneira incorreta de usar o ar-condicionado.

Há algumas razões para isso, por exemplo, o modo como o aparelho foi instalado e a periodicidade com a qual o usuário liga e desliga o ar-condicionado. Além disso, também é importante considerar a limpeza do aparelho.

Quer mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas de como usar o ar-condicionado de forma correta para usufruir dos todos os seus benefícios. Confira!

1. Efetue a instalação do equipamento da maneira correta

Uma instalação mal feita pode causar problemas ao aparelho. Por isso, o profissional que a realizará deve instalar a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar. Isso para evitar que o ar quente fique preso em volta dela, situação que força o motor a rodar mais, fazendo o aparelho consumir mais energia.

Outra dica é evitar obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isso para não abafar a condensadora, evitando a redução da eficiência do aparelho.

Também não se deve esquecer de proteger a parte externa da incidência do sol. Afinal, ele faz aquecer demais o equipamento, causando possível mau funcionamento. Para esse caso, é recomendável a instalação de um telhadinho, mas sem bloquear as grades de ventilação.

2. Configure o ar-condicionado na temperatura ideal

Outra maneira de como usar o ar-condicionado é evitando o frio excessivo. Isso porque, para chegar a temperaturas extremas, o aparelho tem que ficar ligando e desligando mais vezes, forçando demais o motor. Isso provocará problemas no aparelho a longo prazo.

O mais adequado é manter o ambiente em temperaturas próximas a 23º C. Inclusive, essa é a faixa de temperatura indicada pela Anvisa para o bem-estar da maioria das pessoas.

3. Realize periodicamente a limpeza

Poeira, bactérias e microrganismos prejudiciais são os resíduos que acabam se acumulando em qualquer ar-condicionado. Daí a importância de limpá-lo frequentemente.

O ideal é que os filtros sejam lavados pelo menos uma vez por mês. Também devem ser trocados a cada seis meses se o local não tiver muito movimento. Em caso de fluxo contínuo de pessoas, é fundamental que se faça a troca do filtro a cada três meses.

4. Evite ligar e desligar o aparelho rapidamente

Geralmente quando o técnico de instalação visita um estabelecimento com o ar-condicionado em mau funcionamento, ele descobre que o usuário liga e desliga o equipamento em curtos intervalos de tempo. Essa é uma das formas de como usar o ar-condicionado de maneira incorreta.

Para esses casos, o técnico deve dizer ao usuário que se for sair por apenas alguns minutos, ou até meia hora, será melhor deixar ligado o aparelho.

Agora, em caso de usar o ar-condicionado por longos períodos, a sugestão é adquirir aparelhos com tecnologia Inverter. Esse modelo tem maior eficiência e ajusta o trabalho do compressor de acordo com a necessidade.

Essas foram algumas dicas de como usar o ar-condicionado de maneira eficiente. É importante que o técnico de instalação sempre utilize aparelhos certificados e realize a manutenção periodicamente.

Como controlar e automatizar o sistema de ar condicionado pela web

Quer ter facilidade para esse controle e gerenciamento? Saiba agora mesmo como funciona o sistema de automação para ar-condicionado.

Compartilhe esta página:

Proximo Post:
Este é o post mais novo

Login