Saiba o que é patch cord e como escolher o modelo ideal!

Já ouviu falar em patch cord? Esse é o nome dado a uma das partes mais importantes de uma estrutura de cabeamento ou data center. Algumas pessoas chamam de patch cables ou até mesmo cabos de rede. Seja qual for a denominação que esse item recebe dos profissionais, temos que reconhecer sua relevância no mundo tecnológico.

Se você está com dúvidas sobre como escolher ou até mesmo conhecer a importância desse cabo, não precisa se preocupar. Tem um cabo para cada situação, por isso, a escolha deve ser feita com cautela.

Preparamos esse texto com toda as informações relevantes sobre esse cabo de rede. Reunimos tudo o que você precisa saber para efetuar a compra desse produto. Boa leitura!

O que é patch cord?

Embora o aumento do uso de conexão de rede Wi-Fi tenha impactado a conexão feita por cabos, elas são indispensáveis em algumas situações. Podemos destacar as redes domésticas privadas, redes de escritório e até mesmo as grandes indústrias. Todos esses lugares podem demandar o uso de patch cord para que a conexão com a internet seja feita apropriadamente.

Os condutores internos desse item devem ser feitos de cobre . Isso vai ajudar a garantir a qualidade do sinal de rede. Vale lembrar que esse cabo de rede deve ter uma proteção. Caso contrário, ele pode não ter a mesma eficácia na hora de entregar o sinal. Eles são categorizados pelo seu desempenho e com propósitos específicos.

Temos que concordar sobre ninguém gostar de uma conexão lenta e com interrupções. Isso atrapalha todo o andamento das tarefas online dos usuários. Por esta razão, o patch cable é inserido em modens e roteadores visando um acesso à rede rápido e fácil. Mas você sabia que nem todos os cabos utilizados para esse propósito são iguais? É por isso que devemos estar atentos aos tipos existentes, isso vai nos ajudar e muito a acertar na compra.

Quais são os principais tipos existentes de patch cord?

Agora que já conhecemos um pouco sobre o que é patch cord, devemos conhecer os tipos mais utilizados. Eles são organizados pelo desempenho oferecido, que costuma estar relacionado à resistência e ao tamanho dos cabos de rede. Há cabos feitos de bronze e os de fibra ótica, confira alguns modelos nos tópicos abaixo:

CAT-5

Os cabos de CAT-5 são os mais recomendados para cabeamento de rede estruturada de computadores. Eles alcançam frequência de até 100 MHz.

A taxa de transferência ultrapassa 1000 Mbps, muito usada em redes domésticas, como em smartphones, notebooks e Smart TVs. Há uma versão aprimorada desse modelo, ainda mais veloz, chamado CAT-5e. Esse cabo, em específico, pode transferir quatro sinais simultaneamente. Outro destaque desse cabo está na versatilidade, já que ele pode ser usado em redes de até 100 metros. 

CAT-6

Como as conexões vão ficando mais rápidas a cada ano e o fluxo de dados só cresce, para as conexões de rede Gigabit Ethernet, é recomendado utilizar o patch cord CAT-6. Eles alcançam 250 MHz, operando em até 10 Gb/s, mas, devido ao comprimento do cabo, a transmissão de dados pode ser demorada. Esse cabo, de conector RJ45, tem 2.88m de diâmetro e largura de banda de 500Mhz.

CAT-7

Assim como o CAT-6, o CAT-7 transmite dados em até 10 Gb/s e pode ser utilizado em dispositivos que demandam alta velocidade. Entretanto, esse é um modelo que não é reconhecido pela norma ITA. A largura de banda desse cabo chega a ser maior do que 600Mhz.

CAT-8

O cabo CAT-8 é ainda mais potente, alcançando até 2000 MHz. Graças a esse patch cord, a conexão de rede pode chegar até 25 Gb/s.

Como escolher um patch cord?

Um patch cord de alta qualidade deve ser robusto, ter ótimo desempenho na transmissão de dados e ser de marca confiável. Para escolher o modelo ideal, devemos identificar o tipo de cabo específico para cada situação e sua categoria. Como vimos anteriormente, há uma variedade de tipos existentes desse cabo de rede.

Outros fatores importantes são a blindagem, o comprimento do cabo, assim como os plugues e a resistência dos contatos. Tudo isso deve estar em mente antes de realizar a compra do produto certo para a instalação de uma fibra ótica, por exemplo. Esse cabo pode ter até 100 metros, mas ele costuma ter um tamanho menor para não ter seu desempenho prejudicado.

Nesse sentido, percebemos que quanto menor o comprimento do cabo, maior vai ser a velocidade do produto para receber e enviar dados. A velocidade é um fator imprescindível para os consumidores que pretendem adquirir esse item, logo, ela deve ser priorizada. A maioria dos casos de interferências podem ser completamente eliminados com um reforço no cabo, que visa fortalece-lo.

Quais os melhores cabo patch cord?

Os três principais cabos patch cord do mercado são CAT6, CAT7 e CAT8. Separamos algumas especificações sobre eles para você entender como a finalidade de cada um. Confira!

CAT6

  • ideal para downloads, streaming e jogos online;
  • cabo curto e altamente resistente;
  • cabo com conector RJ45 compatível com todos os cabos Gigabit Ethernet do mercado;
  • suporte a todos os dispositivos eletrônicos.

CAT7

  • 100 metros do patch cord para transferir até 10Gbps;
  • tecnologia plug and play, não requer instalação;
  • carregadores tipo C não podem ser carregados com máxima potência.

CAT8

  • conexão de rede 2.5x mais veloz;
  • alta compatibilidade com dispositivos eletrônicos com acesso à rede;
  • transferência de dados de até 480Mpbs;
  • patch cord blindado que reduz interferências e aumenta a velocidade.

Qual a importância de escolher cabos resistentes?

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a razão de optar por um cabo de alta qualidade. Não é tão interessante montar uma estrutura de alta potência, como a fibra ótica, utilizando switches de excelente qualidade e patch cord de baixa qualidade. Esse cabo, que fica conectado ao computador, deve ser durável e aguentar alta transmissão de dados.

Por último, mas não menos importante temos a escolha da loja para realizar a compra de cabos e adaptadores. Encontre uma empresa especializada nesse assunto e que tenha credibilidade no mercado. Já conhece a Discabos? Essa empresa atua no segmento de cabos há mais de 20 anos e fornece uma variedade de produtos aos clientes. É o melhor lugar para comprar cabos!

Viu como é importante saber o jeito certo de escolher um patch cord? Esse produto indispensável para montar uma conexão de rede deve ser comprado com todo o cuidado para evitar transtornos. Por isso, conte com uma loja de confiança como a Discabos e entre em contato para solicitar um orçamento de nossos patch cords!

O que achou do texto? Se você gosta de acompanhar o nosso conteúdo, então precisa nos seguir nas principais redes sociais. Acompanhe as nossas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube! Essa é a melhor maneira de ficar por dentro de tudo sobre o uso de instaladores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional.

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x