Reforma do espaço de cultura, empreendedorismo e inovação: conheça esse case de sucesso!

Publicado em Exemplos de projetos dia

Esse espaço de cultura, empreendedorismo e inovação onde foram instaladas soluções do Grupo Discabos está localizado no Rio de Janeiro. Situado em um terreno de cerca de 10 mil m² no bairro Botafogo, integra a arquitetura contemporânea a um patrimônio histórico restaurado.

As atividades desenvolvidas no local incluem cursos, palestras, atividades culturais, fóruns empresariais, rodas de debates, laboratório de tendências, exposições, mostra de documentários e elaboração de ações de políticas públicas.

Um espaço em que as pessoas devem ouvir e serem ouvidas com clareza exige um sistema de sonorização versátil, com equipamentos de qualidade que viabilizem o correto entendimento de todos os agentes. Confira agora um case de sucesso de como o Grupo Discabos colocou toda essa proposta em prática!

O projeto de sonorização

O projeto de reforma desse espaço de cultura, empreendedorismo e inovação tinha a necessidade de um esquema de sonorização de grande eficiência. Para isso, o Grupo Discabos ofereceu um sistema de som diferenciado para cada ambiente.

Foram utilizados vários tipos de caixas de som, a fim de integrar o projeto com a necessidade do espaço, em que diferentes ambientes demandavam infraestruturas distintas.

Os equipamentos instalados foram da WorkPro, marca espanhola distribuída pelo Grupo Discabos no Brasil. Foram utilizadas caixas de som WFS 10 CX — de alta dispersão e pressão sonora —, instaladas com lift (base, geralmente utilizada para projetores, que permite esconder o equipamento quando ele não é utilizado).

Foram usadas também caixas de som para retorno de palco do modelo M 15 CX, que permitem ao palestrante ou pessoa que se apresenta ouvir a própria voz por meio do sistema — tanto em apresentações que envolvam música, quanto apenas a fala.

Além disso, foram instaladas caixas de parede Neo 4 e Neo 8 — com design diferenciado, nas cores branca e preta, para aderir à pintura do ambiente e não sobressair na composição com os demais equipamentos que integram o local.

O sistema de Line Array Slim da WorkPro — Uda 8 e Uda 16 — foi implementado em vários ambientes. Esse tipo de equipamento é especial para locais onde há muito eco e reverberação. Line Arrays melhoram a resposta sonora, de maneira que o som fique concentrado nas pessoas e não no chão ou no teto da sala.

Veja abaixo os modelos e quantidades de equipamentos utilizados no projeto:

  • NEO 4 – 200 caixas de som de parede, com design diferenciado;
  • UDA 16 – 13 Line Array Slim;
  • Z 15 – 3 subgrave;
  • UDA 8 – 12 Line Array Slim;
  • NEO 8 – 16 caixas de som de parede, com design diferenciado;
  • M15CX – 1 caixa de som para retorno de palco;
  • WFS10CX – 4 caixas de som de alta dispersão, com alta pressão sonora.

Vantagens dos equipamentos usados no projeto

Um projeto de qualidade deve contar com produtos de alto desempenho. A WorkPro, fornecedora de equipamentos para a Discabos, atualiza constantemente seu portfólio em consideração ao feedback dos usuários.

Além disso, oferece equipamentos com design diferenciado, desde os componentes internos até o acabamento, com uma cobertura interna protetora que repele água e poeira para evitar seu desgaste, aumentando, assim, a satisfação dos clientes que optam pelo seu material.

A UDA 16, por exemplo, também usada no projeto, funciona por meio da técnica de frequência de atenuação e proporciona a inteligibilidade da fala em ambientes complexos, que demandam clareza acústica musical.

Isso, porque o equipamento mantém um tamanho de comprimento de onda de coluna constante e uma cobertura vertical controlada dentro da gama de frequências vocais obtidas, o que o torna adequado para instalação em locais com reverberação e onde a inteligibilidade da palavra é primordial.

Outro exemplo é a caixa de retorno, com resposta de frequência entre 85 Hz a 20 kHz (± 3dB).

Oferece como características uma membrana de 15″ com uma bobina de 4″ de cobre e um motor de compressão de 1″, contando com uma dispersão controlada de 60º ± 20º a-6dB.

Sua impedância é de 8 Ohms, com uma sensibilidade de 98 dB / 124 dB e potência de 400W AES. Graças às suas características técnicas, o equipamento pode ser usado em muitos ambientes e em diferentes aplicações.

Já o projetor de áudio WFS10CX, geralmente instalado em aplicações externas, incorpora um transdutor coaxial de 10″ e um motor de compressão de 1″. Sua classificação IP (IP 65) o torna realmente adequado para instalações em áreas de grande fluxo de pessoas expostas ao tempo.

Seus dois modos de conexão (8 Ohm e 100V) permitem instalar o equipamento em auditórios ou como parte de um sistema de sonorização distribuída.

A instalação dos equipamentos

A instalação e integração de todos os equipamentos e sistemas ficou a cargo da empresa Autobras. O Grupo Discabos, ficou responsável pela assessoria técnica, desde o início do projeto, incluindo seleção dos equipamentos para que tudo funcionasse adequadamente.

Já no momento de inauguração da casa, a qualidade de som em todos os ambientes pôde ser verificada com muita clareza.

“O Grupo Discabos oferece produtos excelentes e um suporte técnico e comercial muito eficiente. A experiência do serviço foi bastante positiva. O diferencial do Grupo Discabos é a diversidade de produtos capazes de atender projetos de alto padrão.”

Autobras — empresa parceira responsável pela instalação dos equipamentos

Esse case de sucesso mostra como um projeto de sonorização adequado e com equipamentos de qualidade, como o que foi desenvolvido para esse espaço de cultura, empreendedorismo e inovação, pode aumentar a inteligibilidade do som propagado e a eficácia dos objetivos propostos pela infraestrutura.

Entre em contato com o Grupo Discabos e confira como podemos ajudar a melhorar a eficácia da sua estrutura!

Login