Dissecando o futuro cabo HDMI High Speed com Ethernet

Em nosso último artigo falamos sobre a nova padronização da nomenclatura dos cabos HDMI, publicados pela Organização HDMI. Como já dito as novas versões não serão mais tratadas por números (1.3 ou 1.4), e sim por High Speed, para aqueles cabos que atendem alta velocidade e Standard para aqueles que não suportam a velocidade máxima. Abaixo fazemos uma analise interna do cabo High Speed com a nova função de Ehernet, mostrando o que muda e o que permanece em relação ao conhecido HDMI 1.3.

O cabo HDMI que suporta a melhor qualidade e o maior número de funções será o High Speed com Ethernet (ou seja, alta velocidade com canal Ethernet). Este cabo possibilita a transmissão de sinais de áudio e vídeo de alta definição (equivalentes a versão 1.3b cat.2), a conexão em rede e à internet através do canal Ethernet (HEC) e a utilização do canal de retorno de áudio (ARC), que permite o trafego de áudio nos dois sentidos, assim não há mais a necessidade de ligar um cabo a parte para obter a saída de áudio.

Recebemos muitas perguntas e dúvidas a respeito da nova versão, por isso dissecamos um cabo “HDMI High Speed com Ethernet” para mostrar as diferenças em relação aos padrões anteriores e informar corretamente o mercado sobre esse assunto.

Para facilitar o entendimento, quem comprar um cabo HDMI High Speed com Ethernet, terá todos os benefícios dos cabos HDMI 1.3b CAT.2 com 10,2 Gbps de banda. Além disso, terá a possibilidade de colocar equipamentos em rede e ter um canal de retorno de áudio, quando esses apresentarem esta possibilidade. A diferença entre o cabo de alta velocidade (High Speed) e o cabo de velocidade padrao (definição standard) está apenas na largura de banda que ele suporta. Para a definição da largura de banda, levamos em conta a qualidade dos materiais, a quantidade de cobre e o passo dos pares trançados na produção. A construção utilizada e o número de fios são sempre os mesmos.

Poucos conhecem um cabo HDMI por dentro. Todas as versões anteriores a High Speed com Ethernet, eram formadas por 4 pares trançados que levavam o sinal TMDS (3 para Áudio/Vídeo e 1 para o Clock) e 7 cabinhos para os sinais de sincronismo e códigos (CEC, +5V ; Hot Plug; SDA; HDCP).


Com a nova versao com Ethernet, houve a necessidade de adicionar 1 par trançado. Assim esses cabos são compostos pelos mesmos 4 pares para o sinal TMDS, 4 cabos para os codigos e sincronismo, mais 1 par que leva o sinal Ethernet e retorno de áudio. Veja na foto abaixo o novo cabo, que apesar de estar decrito como 1.4 equivale ao High Speed com Ethernet.

O par trançado do canal Ethernet é diferenciado pela blindagem na cor prateada. Já os sinais TMDS apresentam blindagem na cor azul (este padrao de construção para a versão HDMI High Speed com Ethernet, pode ser alterado caso haja necessidade). Os pinos 14 e 19 do conector modelo A são para a ligação do sinal HEC e ARC.

É importante ressaltar, que as especificações para comercialização desse novo produto, já foram liberadas, assim a Discabos já está desenvolvendo os novos cabos com Ethernet e já está comercializando cabos com High Speed. Apesar disso ainda é difícil encontrar no mercado equipamentos com chips HDMI High Speed com Ethernet, dessa forma, as funções de Ethernet e canal de retorno de áudio ainda não podem ser usadas. Com o surgimento de tais equipamentos, esses cabos terão uma utilização mais efetiva.

Lembramos que ao adquirir cabos que dizem ser HDMI High Speed, sempre deve-se tomar cuidado escolher empresas sérias e que dão a devida garantia. Infelizmente devido à falta de “diferenças externas”, cada vez mais se faz importante a confiança na marca que você adquire. A Discabos fornece cabos seguindo sempre as exigências de qualidade, realizando testes de performance e dando total suporte a dúvidas, garantia contra defeitos de fabricação fazendo com que nosso cabo HDMI seja muito respeitado e apreciado pelo mercado.

Tags:

Veja também:

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Padilha
Fernando Padilha
7 de janeiro de 2010 12:25

Tenho uma TV Samsung 52″ com decodificador interno,para TV digital.Tenho um BLU RAY OPPO 83.Todos estão ligados com os cabos HDMI da DISDABOS.Gostaria de saber se esses novos cabos HDMI High Speed com Ethernet faria alguma diferença em qualidade de imagem e som para esses equipamentos.Obrigado.

Plínio Rafael
Plínio Rafael
31 de julho de 2013 21:38

Eu uso a TV como monitor. Por conta da minha placa de vídeo preciso de uma TV de 120 Hz , pois 60 Hz limitam meus games a 60 FPS. Existe algum cabo que suporte a frequência de 120 Hz??? Até achei alguns cabos na internet (que dizem ser 120 Hz na embalagem), mas li que é pura ‘falcatrua’ e que não adiantam em nada, pois vão continuar a transmitir sinal a 60 Hz…. po tenso isso… Pois minha decisão de comprar uma TV vai depender de um infeliz de um cabo!!! Brincadeira um negócio desse hein?!

SAC Discabos
SAC Discabos
7 de janeiro de 2010 14:24

Ola Fernando
Os cabos da Discabos que foram vendidos como versão 1.3 já suportam todos os requisitos do cabo High Speed, a única diferença ficaria por conta do canal de ethernet, o que não mudaria a qualidade do seu sinal de vídeo, apenas permitiria algumas funções a mais, que por enquanto a maioria dos equipamentos não apresentam.

Jorge Tobias
Jorge Tobias
7 de janeiro de 2010 17:05

Ótima manteria, logo este cabo vai facilitar muito as nossas vidas.

Laerth
Laerth
7 de janeiro de 2010 17:28

Como fabricante de cabo que sou, gostei de saber que ha pessoas com esse principio de confiabilidade e só vender qualidade! Parabens!
Laerth Frota.
http://www.eldtec.com.br

Fernando Ribeiro
Fernando Ribeiro
7 de janeiro de 2010 17:44

bastante escrarecedor,muito bom!

R. Abutara
R. Abutara
7 de janeiro de 2010 18:53

Excelente matéria! Parabéns mais uma vez à Discabos por explicar tão bem um assunto que normalmente gera muita confusão. Valeu…

mario carvalho
mario carvalho
8 de janeiro de 2010 23:46

Parece bem melhor,teremos seu esquema de clipagem disponivel?

dimas
dimas
16 de janeiro de 2010 22:18

Ótima materia. continuem assim
um grande abraço
dimas

Antonio
Antonio
19 de janeiro de 2010 17:37

Bom,

Osvaldo Bagnoli
Osvaldo Bagnoli
20 de fevereiro de 2010 07:02

Elucidativo.

jairo
jairo
29 de março de 2010 23:15

muito bom, e bem esclarecido

Fernando
Fernando
28 de novembro de 2010 19:12

Comprei uma TV 3d da samsung, série 8000, com 55 polegadas.
Tenho um play 3 da sony e ja atualizei para 3d.
Liguei a TV e o play3 num home theater da sony, o muteki STR KM7000.
Ocorre, que náo consegui obter imagens em 3D. O que devo fazer? É necessário adaptar cabos HDMI high speed na TV e no play para conexão com o home? Ou terei que comprar um novo home preparado para 3d?

anderson
anderson
24 de janeiro de 2011 19:30

cara eu comprei um dvd automotivo com uma saida hdmi atras eu gostaria de saber se tem como eu comprar um cabo hdmi e cortar uma ponta e por usb para ler pendraive e quais cor dos fil q eu deveria ligar para dar serto obrigado

jose adalberto ribeiro de souza
jose adalberto ribeiro de souza
9 de julho de 2011 11:20

Amigo estou comprando uma TV 40″ LED 3D Bravia sony Full HD( KDL-40EX725) (1920 x 1080 pixels) –
Gostaria de tirar uma duvida:
Esse cabo é totalmente compactivel…tipo.. O audio e video vai ficar perfeito nesse tipo de tv?Só lembrando que no meu deco pega alguns canais em hd

DANIEL FARIAS
DANIEL FARIAS
16 de setembro de 2011 11:06

EXCELENTE EXPLICAÇÃO , MAS FIQUEI NA DÚVIDA , TENHO BLU RAY E TV FULL HD HÁ NECESSIDADE DE USAR O CABO HIGH SPEEDD

roberto
roberto
19 de setembro de 2011 16:57

compre uma tv lg lx9500
Qual o cabo que vc aconselha comprar para desflutarmos a melhor imagem dela
LG LX9500 incluem a tecnologia TrueMotion de 400Hz (2x200Hz em 3D)

Fabiano
Fabiano
3 de outubro de 2011 09:02

Comprei e ainda não recebi minha TV 3D, tenho cabos HDMI que uso no PS3, no Xbox360, na SKY, mas estes cabos que acho que são normais funcionarão na minha TV 3D, pois ouvi falar que tem que ser High Speed …. e agora???

Carlos Alberto Dias
Carlos Alberto Dias
18 de abril de 2012 19:56

Caros Sr

Adquiri o produto NET DIGITAL HD , me sendo instalado o DECODIFICADOR DIGITAL 4682DVB CISCO, onde ao conectarmos a TV LG 55 SMART através do cabo HDMI, simplesmente e inexplicavelmente a função CLOSED CAPTION fica DESABILITADA.

Será que há alguma solução, pois sou deficiente auditivo e necessito das legendas?

marcos antonio maeus
marcos antonio maeus
7 de janeiro de 2013 09:18

oi amigo sou tecnico em eletronica na minha cidade e gostaria de saber de vcs o seguinte. tenho um cabo admi aqui e tenho algumas saidas rca gostaria de saber se é possivel eu cortar uma ponta deste cabo e soldar as rca gostaria de saber qual as cores terei de usar para isso dar certo? porque a minha tv de bancada e rca e esta pintando muito aparelhos com hdm aqui para consertar e minha oficina é pequena e ainda não tenho condiçoes de comprar uma tv nova ok desde já lhes agradeço

eliseuribeiro
eliseuribeiro
21 de março de 2013 11:51

qual a função do cabo high speed hd

Thameson
Thameson
17 de julho de 2013 09:47

Olá gostaria apenas de saber para que serve esse ethernet, ficou uma dúvida cruel sobre a sua função, agradeceria se explicasse detalhadamente, porque sei que ethernet é cabo de conexão de rede, mas no hdmi o que ele faz?

LuizAlberto
LuizAlberto
31 de março de 2015 12:58

Meu amigos, eu adoraria saber o que é a tecnologia HEC, pois estou estudando sobre esse cabo HDMI e n encontro essa informação em nenhum site… agradeço mesmo!

Marcelo Reis
Marcelo Reis
21 de setembro de 2020 09:08

A versão da controladora HDMI está no firmware dos dispositivos como TV Blue Ray, etc…
Se o dispositivo suportar 1080p ou 720p e for fabricado até 2011 provavelmente a versão 1.3, se suportar as resoluções descritas acima, porém tiver sido fabricado após 2011 a aversão é 1.4.
Os equipamentos que suportam resoluções 2160p ou superior a porta é 2.0 ou 2.1.
Quanto aos cabos a diferença entre eles é a robustez da blindagem.
Quanto maior a quantidade de informações a ser transmitida mais robusta vai ser a blindagem para minimizar a atenuação do sinal.
Por exemplo: um cabo para transmitir imagens em 4k necessita blindagem mais robusta do que o cabo para transmitir FULL HD.
O cabo HDMI 2.0 de alta velocidade (18 Gb) pode ser utilizado pata transmitir largura de banda menor.
Aliás o High speed que vem escrito no cabo refere-se à largura de banda da controladora HDMI.

34
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar a loja