USB4 – Quais os benefícios que ele oferece?

O USB4 é a próxima geração de transferência de dados, embora ele tenha sido anunciado em 2019, o progresso na criação de dispositivos compatíveis tem sido lento. Em 2020, os fabricantes foram afetados pela pandemia e poucos dispositivos foram feitos até agora, porém isso está mudando!

Continue lendo para aprender os benefícios do USB4, o que é diferente entre ele e o Thunderbolt 4 e como a nova conexão afetará o carregamento do seu portátil.

Benefícios do USB4

Como era de se esperar, as especificações USB4 apresentam muitos aprimoramentos em relação aos cabos USB 3.x que podem estar em sua bolsa. Por exemplo, USB4 é mais rápido, mais funcional e terá compatibilidade aprimorada com Thunderbolt 4.

Alta velocidade

A velocidade máxima de transferência atual do USB 3.2 é de 10 Gbps, o que parece rápido. No entanto, Thunderbolt 3 apresentava 40 Gbps de transferência de dados. USB4 possui 20 Gbps e 40 Gbps.

Por que você deseja ter duas opções de velocidade de transferência? Bem, a maioria das pessoas realmente não precisa transferir dados em alta velocidade. Afinal, a maior parte do nosso trabalho é feito na nuvem hoje em dia. No entanto, se você tiver arquivos grandes como vídeos ou software, certifique-se de ter a versão de 40 Gbps.

DisplayPort 2.0

Além das taxas de transferência de dados rápidas, o USB4 permite que você use a conexão USB-C para conectar um monitor a um computador ou outra fonte. USB4 usa DisplayPort 2.0 para fornecer vídeo de alta qualidade.

O modo alternativo DisplayPort permitirá que a conexão Tipo-C transmita vídeo em 8K HDR. Isso abre um mundo de oportunidades para alternativas de TV como Roku, Amazon Fire e projetores. Embora os cabos HDMI e DisplayPort possam não estar indo a lugar nenhum imediatamente, eventualmente eles podem ser uma coisa do passado.

Você poderá conectar duas telas com dois cabos USB / TB separados. Este é um processo denominado encadeamento em série. Se os monitores tiverem as portas corretas, você poderá ter dois monitores 4K por meio desse tipo de conexão.

Compatibilidade

As novas especificações USB serão totalmente compatíveis com Thunderbolt 4. Atualmente, Thunderbolt 3 é compatível com USB 3.x, na maior parte. No entanto, mesmo quando esta compatibilidade funciona como deveria, as taxas de transferência são limitadas pelas velocidades de transferência mais lentas do USB.

USB4 vs Thunderbolt 4

Se você está lendo os novos recursos do USB4 e acha que ele se parece muito com o Thunderbolt 3 e 4, você está certo. Na maior parte, USB4 e Thunderbolt 4 são iguais. Ambos os padrões têm uma taxa máxima de transferência de dados de 40 Gbps. Ambos os tipos de conexão apresentam DisplayPort 2.0 para transmissão de vídeo. Seria fácil ficar confuso sobre o que torna os dois padrões diferentes. Na maior parte, Thunderbolt 4 ainda é melhor do que USB4.

Velocidade de transferência única

O Thunderbolt tem apenas um único padrão de transferência de 40 Gbps, mas o USB4 tem duas velocidades de transferência possíveis. Se você deseja uma transferência rápida de dados, seria mais simples escolher uma conexão Thunderbolt 4.

Identificação da conexão

É muito mais fácil identificar Thunderbolt 3 e 4 em comparação com as várias gerações de USB. No momento, existem poucos dispositivos USB4 disponíveis. Mas, um problema é que as empresas raramente apresentam o logotipo da geração adequada do cabo.

O logotipo USB4 adequado é um arco sobre o número 40 ou 20 (dependendo da versão do USB4 que você possui) seguido por um tridente de três pontas. O raio, por outro lado, é facilmente identificado, mas o símbolo do relâmpago na lateral do cabo com o número da versão embaixo.

Carregamento pelo USB4

O USB4 não aumenta as velocidades de carregamento diretamente. Em uma nova postagem do blog para desenvolvedores, o USB-IF anunciou novos padrões para carregamento de 140 W, 180 W e 240 W. Isso permitirá que você use um cabo USB para carregar seus laptops de alto desempenho em vez de conectores específicos da empresa. No entanto, esses novos padrões não são específicos para um determinado padrão de cabo USB. Se você valoriza a transferência de velocidade e a velocidade de carregamento, você precisa ler a descrição do produto com atenção.

Quando você deve utilizar o USB4?

Leva tempo para as empresas implementarem as novas especificações. Além disso, ambas as portas na conexão precisam ser USB4 ou Thunderbolt para se beneficiar de transferências mais rápidas, não apenas o cabo. Se você tiver uma porta mais antiga envolvida na conexão, ela será rebaixada para qualquer porta que seja capaz de fornecer.

Portanto, se você comprar um dispositivo que usa uma conexão USB4, pode ser necessário atualizar outras peças do kit também. Mais monitores terão portas USB-C no futuro, mas por enquanto poucos têm. Se você transferir muitos dados para um disco rígido externo, pode considerar a compra de um novo disco rígido que use uma porta Thunderbolt 3, Thunderbolt 4 ou USB4.

Futuro do USB-C

Será interessante ver se USB e Thunderbolt existirão em 10 anos. Se os dois são essencialmente intercambiáveis, precisamos de ambos? Em qualquer caso, a conexão USB-C está prestes a se tornar a única conexão de que você precisará. Você pode usá-lo para se conectar a uma nova TV, computador ou telefone celular.

O USB4 permitirá que pessoas que nunca experimentaram as taxas de transferência rápidas do Thunderbolt o façam. Mas, afinal, qual a importância dos cabos USB-C para a transferência de dados? O armazenamento em nuvem e a internet 5G de alta velocidade permitirão que você tenha seus dados em qualquer dispositivo, quando quiser. As melhorias do produto para USB4 mostram que a velocidade de transferência de dados ainda é uma prioridade para USB-IF e fabricantes de cabos.

Não tenho equipamentos com entradas USB4, o que eu faço?

Como foi dito muitos equipamentos ainda não estão preparados para essa tecnologia, o que pode ser feito para melhor o seu desempenho é utilizar os melhores cabos compatíveis, para isso você pode conferir o catálogo  variado que o Grupo Discabos oferece de cabos USB, clique no botão a seguir para conferir os diversos cabos USB na nossa loja.

5 1 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

5 1 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x
0