Com a chegada da pandemia, muitas instituições de ensino investiram em novas soluções para se tornarem universidades tecnológicas que possibilitem a continuidade dos estudos de seus alunos, de forma que tanto estudantes presenciais quanto a distância pudessem ter o mesmo nível de aprendizado. Um exemplo de instituição que investiu em novas soluções de ensino foi a Universidade Tecnológica de Michigan – MTU, confira a seguir tudo sobre essa aplicação.
O que mudou na universidade com a instalação dos microfones de teto BMA 360 da ClearOne?
Existem diversas universidade tecnológicas nos EUA que investem muito em soluções modernas de áudio e vídeo para tornarem seus espaços mais colaborativos de maneira presencial ou remota, um desses projetos foi elaborado na Universidade de Michigan, onde foram instalados seis microfones de teto beamform, modelo BMA 360 da ClearOne, com tecnologia Voice Lift, proporcionando cobertura total em alta qualidade de captação de áudio na sala de conferências e em um espaço multiuso.
Os equipamentos sonoros instalados na universidade trouxeram grandes mudanças. O diretor de serviços de TI, David Chard, considerou essa nova tecnologia como um “impulso para socialização”, além disso elogiou como os microfones de teto trazem modernidade para os alunos presentes na universidade e oferecem benefícios significativos para os alunos remotos.
Para David, “conectividade e comunicações digitais são essenciais para praticamente todas as disciplinas que ensinamos na MTU hoje. Nossos alunos esperam e merecem ferramentas líderes de mercado que otimizem a eficiência e aprimorem as experiências educacionais”.
Os microfones de teto BMA 360 da ClearOne foram instalados na sala de conferências DOW 642 e na sala de leitura leste da biblioteca, “transformando imediatamente a maneira como você usa cada espaço, permitindo a captura de áudio clara e nítida de qualquer voz independente da quantidade de pessoas no espaço, tudo graças a tecnologia Voice Lift”, diz Chard.Cada sala é utilizada para diversos fins, desde aulas, reuniões e colaborações à distância. Por exemplo, a universidade costuma convidar professores e educadores virtuais para participar de atividades acadêmicas. Estas atividades eram principalmente apresentações unidirecionais pois não havia uma maneira fácil e eficaz de dar voz aos indivíduos em uma grande quantidade de participantes, o que era um problema. Com o recurso Voice Lift do BMA 360 da ClearOne, ambas as salas agora oferecem a todos os participantes a possibilidade de serem ouvidos com clareza, sem necessidade de passar microfone ou mudar de posição dentro da sala.
Os novos microfones BMA 360 da ClearOne também simplificaram bastante o uso dos espaços, de modo que a maioria das reuniões não precisa mais da ajuda de um estudante de tecnologia para sua configuração.
“Esta é uma melhoria fundamental”, acrescenta Chard., pois um dos objetivos da universidade é promover a competência tecnológica, e isso só é alcançado quando a tecnologia é fácil de usar e funciona de forma consistente e confiável. Antes dessa nova tecnologia nossa instituição de ensino tinha más experiências com dispositivos ou componentes sonoros, fazendo com que alunos e colaboradores perdessem o interesse”.
Durante os semestres afetados pelas restrições do COVID-19, “implementamos uma série de microfones de mesa da ClearOne em várias pequenas salas, para que nossos alunos e professores conheçam o status e a facilidade de uso da marca”.
De fato, Chard lembra que a comunidade universitária utilizou mais de 225.000 horas no sistema dessas salas durante o fechamento das salas de aula.
Outra parte deste projeto foi a transformação da sala de leitura leste em um espaço multiuso de fácil utilização, que é um dos maiores do campus, com mais de 464 m2, para realização de reuniões, apresentações e eventos com participantes remotos. À medida que as expectativas dos funcionários e alunos evoluíram, a tecnologia da sala de leitura leste tornou-se obsoleta e não oferecia a flexibilidade e os padrões de outros espaços.
Após verificar o bom resultado obtido com a tecnologia ClearOne na sala de conferências, decidiu-se instalar três unidades do microfone de teto BMA 360 neste espaço multiuso para apresentar, capturar e registrar eventos.
Além disso, os gestores de TI da universidade contemplam a possibilidade de realizar mais instalações BMA 360 em outras salas de aula e espaços do campus “com o objetivo de garantir uma aprendizagem experiencial, na qual os alunos se beneficiam diretamente do acesso prático às tecnologias que também provavelmente usarão em suas carreiras profissionais”, diz Chard.
Zee Hakimoglu, presidente e CEO da ClearOne também aponta: “A MTU é uma verdadeira história de sucesso do que pode ser alcançado quando as instituições aproveitam tecnologias e dispositivos líderes de classe, como o nosso, para apoiar a colaboração e a comunicação em espaços de qualquer tamanho”.
A ClearOne tem distribuidor oficial aqui no Brasil?
Sim, o Grupo Discabos é o distribuidor oficial das soluções audiovisuais da ClearOne no Brasil! Você trabalha em uma escola ou conhece alguém do ramo que gostaria de transformar sua instituição de ensino em uma das Universidades Tecnológicas? Entre em contato com a gente que nossos técnicos irão ajudar de forma gratuita em seu projeto de áudio e vídeo!