Microfone para sala de reunião: quais são os modelos e como escolher um?

A qualidade do áudio é um dos fatores mais importantes durante reuniões, apresentações ou encontros corporativos em geral. Por isso, a escolha do microfone para sala de reunião está longe de ser um mero detalhe. O aparelho deve captar e transmitir o som de forma que todos os participantes possam ouvir bem as falas.

O mercado, atualmente, oferece uma série de modelos com características capazes de atender a diferentes necessidades. A quantidade de participantes e o tamanho da sala devem ser levados em conta na hora de escolher o equipamento mais apropriado. Neste artigo, vamos explicar as características do aparelho e como escolher o microfone para sala de reunião mais adequado para a sua empresa. Confira!

O microfone de teto deixa a sala de reunião mais elegante

Os microfones de teto ajudam a aumentar a produtividade durante as reuniões, pois possibilitam um maior nível de interação entre os participantes. Trata-se da melhor solução de microfone para sala de reunião, quando as pessoas se queixam que precisam gritar ou levantar-se para falar ao microfone.

Às vezes, existem vários microfones na mesa, porém as reuniões, ainda assim, podem sofrer interrupções quando diversas pessoas, em posições diferentes, falam. É possível usar um ou mais microfones de teto para garantir que todos sejam compreendidos em suas falas.

Uma das vantagens do uso de microfones de teto é que o ambiente fica mais clean e elegante. Afinal, todos os dispositivos de áudio da mesa são eliminados, assim como os fios. Os participantes focam mais no conteúdo da reunião em si do que em eventuais problemas de áudio ocasionados por microfones, um ruído frequente durante eventos.

O é recomendado para eventos de menor porte

O microfone para sala de reunião de mesa está entre as melhores opções para reuniões, apresentações e eventos de menor porte. Os microfones de mesa também são ideais para reuniões em mesas redondas. O aparelho geralmente permanece apoiado em uma haste flexível localizada no centro da mesa. O mesmo microfone pode ser usado por várias pessoas.

O microfone lapela é indicado para workshops fechados

Esse tipo de aparelho capta o som do apresentador e é muito usado em auditórios de programas de televisão e, também, em gravações externas. Trata-se de uma opção de microfone para sala de reunião fácil de usar. É aquele aparelho que envolve o uso de uma presilha na camisa da pessoa que está falando. Outra vantagem desse modelo é que as mãos do apresentador ficam livres durante sua fala.

O microfone de lapela é recomendado para reuniões, auditórios e workshops com apresentadores ou palestrantes, porém sem a interação do restante do público. O modelo garante ótimos resultados em locais que contam com acústica controlada. Os microfones desse tipo também podem ser usados por professores em videoaulas gravadas por meio de smartphones e até por cantores em estúdios.

O local mais indicado para colocar o microfone, a fim de garantir a qualidade do som, é entre o tórax e a garganta de quem está falando. Deve ficar próximo à boca, pois o som é captado pela distância, e não apenas pela direção em que é propagado. Se você colocar acima dessa região ou mantiver o microfone escondido sob a roupa, terá um som abafado e sem clareza. 

O microfone para sala de reunião sem fio é ideal para ambientes externos

Os aparelhos sem fio melhoram bastante a estética do ambiente, eliminando a confusão dos fios. No entanto, como são dinâmicos e direcionais, não captam sons externos. Isso significa que a menor sensibilidade pode prejudicar em alguma medida a qualidade do som. São ideais para ambientes externos, shows e apresentações e os preferidos de artistas, que podem dançar e percorrer o palco enquanto cantam.

Atualmente, o mercado oferece diversos modelos de microfones para sala de reunião e eventos em geral sem fios. O microfone bluetooth é um desses modelos. Pode ser ligado a praticamente todos os aparelhos, inclusive telefones celulares. Dispensa o uso de gravadores e é economicamente bastante acessível.

Se você necessita de um microfone sem fio para pequenas reuniões ou palestras, não precisa investir em um microfone com um alcance de 75 metros. Nesse caso, pode optar por modelos com menos potência. Porém, é fundamental carregar a bateria do microfone sem fio para não ficar na mão na hora da reunião.

O é usado para gravar vídeos em frente ao PC

O uso dos microfones USB aumentou bastante com a profissionalização dos chamados youtubers. Esses aparelhos têm como vantagem a grande facilidade de uso e a praticidade. São ideais para quem realiza reuniões em frente ao computador e, principalmente, para quem realiza vídeos. Para essas pessoas, nada melhor do que um microfone ligado por meio de USB.

O microfone com soundbar amplia o áudio das TVs

O soundbar é o nome de um aparelho periférico que surgiu no mercado para melhorar a capacidade de áudio das TVs de tela plana — podem ser LCD, LED ou de plasma. O resultado é um som de qualidade superior, obtido por meio de um produto com um formato mais acessível. O periférico soundbar não precisa de espaços amplos para ser instalado.

Trata-se de uma ótima opção para reuniões que envolvem apresentação de mídias, como vídeos. Existem soundbars mais simples, compostos de dois alto-falantes. Já os modelos mais completos disponíveis no mercado acompanham subwoofers e múltiplos alto-falantes, o que ajuda a criar som virtual em vários canais.

Muitas empresas já fazem uso de aparelhos soundbars junto ao microfone para sala de reunião. O microfone, aliado ao soundbar, juntos, melhora a experiência audiovisual para todos os participantes do evento. A eficácia do soundbar é grande em salas de reuniões modernas, tanto as grandes quanto as pequenas.

Esses são os principais modelos de microfone para sala de reunião. As diversas opções devem ser selecionadas de acordo com o tipo de evento. O ideal para uma empresa é contar com a consultoria de uma empresa especializada, que poderá selecionar o melhor microfone e ensinar você a configurá-lo. Assim, você não corre o risco de promover uma reunião corporativa na qual os participantes não conseguem escutar as falas dos participantes.

Quer saber mais informações sobre microfones para reuniões, conferências e eventos para a sua empresa? Então, entre em contato com o agora mesmo!

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x