Como fazer um videowall?

Publicado em Blog / Novidades dia

Cada vez mais, o videowall tem sido utilizado como mídia dinâmica e efetiva em locais com alta circulação, como shopping centers, estações de metrô, aeroportos, etc. Não fique de fora e confira abaixo como criar um videowall e quais são os formatos disponíveis.

O que é videowall?

Videowall é um conjunto de monitores de vídeo posicionados lado a lado, formando uma única imagem de grandes dimensões. São denominados citando o número de colunas x número de linhas (videowall 2×2, 3×3, 4×2, etc). Geralmente são utilizados para fins informativos ou publicitários, pois, devido ao seu tamanho, tem forte impacto sobre o público.

Como fazer um videowall?

Há diversas formas de fazer um vídeo wall. Confira abaixo as mais utilizadas:

– TVS especiais

Atualmente há vários fabricantes de TV que oferecem modelos de monitores profissionais com a função de videowall. Nestes monitores, o processador de vídeo já está embutido nas telas e através do controle remoto o usuário escolhe em quantos pedaços deseja quebrar aquela imagem e qual é o pedaço relacionado a cada TV. Esta opção geralmente tem custo mais elevado e não permite muita versatilidade e facilidade no controle.

– Matrizes com scaler

ATEN-videowallAlgumas matrizes possuem funções específicas para criar vídeo wall. Pode-se usar TVs comuns e deixar que a matriz faça a quebra da imagem e direcione para cada tela. Um exemplo são as matrizes da ATEN 8×8 / 4×4 com scaler, matrizes modulares 16×16 e o VS1912 media player para videowall. Utilizando dessa maneira otimizamos custos, utilizando TVs comuns, com controle mais simples, acionado ou alterado apenas pressionando um botão.

– Sistemas Hdmi via ip

O sistema HDMI via IP da AV LIFE possui software de gerenciamento que oferece a liberdade de quebrar uma imagem em quantos pedaços forem necessários, direcionando cada um deles para uma tela. Além disso, possibilita distribuição em grandes distâncias usando protocolo IP. Este sistema confere muita versatilidade e ótima relação custo benefício, porém pode apresentar uma imagem mais pixelada devido à imagem ser esticada para preencher um espaço maior.

Formatos de Video Wall

Retangular fixo

São sistemas cujo número de telas é fixo, sem liberdade para alteração. Ou seja, 2×2, 3×3 e assim por diante.

É a forma mais simples de se fazer um videowall, principalmente porque não é necessário criar um conteúdo específico para ser exibido no sistema, uma vez que ao utilizar uma configuração de matriz quadrada obtemos a mesma proporção de tamanho comparada a uma tela.

Retangular livre

VideoWall-2x3hireNessa opção você tem a liberdade de criar o videowall com quantas telas quiser porém em um formato retangular. Pode fazer Windowing, Quad e mais de um videowall dentro de um único sistema. Nesse caso sempre com formato retangular.

Formato livre

Videowall_art Também conhecido como formato artístico, pode-se criar o videowall em formatos diferentes, com as telas formando um desenho, posicionando os conteúdos em diferentes formatos. Nesta configuração, as telas são dispostas de forma irregular na parede, formando um display espetacular.

Agora que você já conhece algumas tecnologias para criação de videowall e deseja utilizar em seus projetos alguma das soluções oferecidas pelo Grupo Discabos, preencha o formulário abaixo com mais informações sobre seu projeto.


Login