A sonorização para usinas e outros ambientes organizacionais tem diversas finalidades, desde escalar ou setorizar a capacidade de comunicação da empresa, até instalar sistemas de segurança e informação — alarmes de emergência, broadcast de avisos e notícias ou música ambiente, por exemplo.
Logo, um sistema de sonorização para usina facilita a comunicação, aumenta a precisão das informações e potencializa a capacidade de ação e resposta em casos emergenciais. Como o ambiente é insalubre e com altos níveis de periculosidade, antecipar-se em situações críticas é ultrapassar a linha tênue entre vivenciar um desastre e salvar centenas de vidas.
Muitos fatores devem ser considerados em um sistema de sonorização, especialmente em uma usina, um ambiente com grande quantidade de ruídos e diferentes tamanhos ou espaços de trabalho. Por isso, a sonorização de usinas deve ser projetada individualmente, conforme as necessidades específicas de cada cliente.
Neste artigo, criado com base na entrevista com o Engenheiro Fernando Benzecry da empresa Videomática — parceiro de projetos do Grupo Discabos, que já tem experiência em implementações de sistemas de sonorização em usinas, discutimos os motivos pelos quais a sonorização para usinas é imprescindível e como esse projeto deve ser executado. Confira!
Quais equipamentos são utilizados em projetos de grande porte?
Usinas são ambientes caracterizados pelo volume de ruídos, o que dificulta a audição de outras fontes sonoras e a inteligibilidade das informações transmitidas por meios dos sistemas de comunicação. Além disso esses ambientes são projetados com poucas paredes e pé direito mais alto, o que torna os espaços muito abertos e dificulta o posicionamento dos alto-falantes.
Logo, a potência sonora, a eficácia e a uniformidade das informações transmitidas estarão condicionadas à qualidade e capacidade dos equipamentos, que devem ser adequados a essa demanda específica.
Existem diversas opções no mercado, cada qual com suas vantagens e desvantagens, pois as necessidades dos clientes também são variadas. Entretanto, sistemas de áudio por IP, por exemplo, são unânimes pela sua alta capacidade de entrega e integração.
Eles possibilitam integrar diferentes infraestruturas — geograficamente distantes — em um único sistema sonoro e com baixo custo de instalação, uma vez que também aproveitam a própria infraestrutura de rede do cliente.
Para projetos de grande porte, normalmente é preciso usar equipamentos de alta impedância (linha de 70V ou 100V), que permitem a conexão de mais alto-falantes e a instalação dos aparelhos e dispositivos em distâncias maiores.
O Grupo Discabos comercializa uma linha especializada em áudio por ip da marca espanhola WorkPro, confira clicando no link abaixo.
Quais são as vantagens de um sistema de sonorização para usinas?
Existem inúmeros benefícios de um sistema sonoro em uma usina. Conforme falamos, esse tipo de infraestrutura aumenta a agilidade, a escalabilidade e a facilidade da comunicação corporativa, além de orientar a busca por colaboradores, o relaxamento e o entretenimento em ambientes de descompressão.
Veja mais detalhes, a seguir.
1. Segurança
A maior vantagem desse tipo de instalação é a segurança, pois a transmissão da informação correta na hora certa pode prevenir acidentes, aumentar a capacidade de resposta de toda a infraestrutura e minimizar as consequências de uma falha ou desastre.
O sistema de sonorização pode ser instalado tanto no interior quanto no exterior da estrutura. Os alarmes e os avisos podem reverberar continuadamente e em sincronia com outros sinais, para agilizar a evacuação interna e no entorno da usina, principalmente no caso de acidentes.
2. Conectividade e integração
A alta conectividade dos aparelhos e recursos responde adequadamente à demanda de conveniência dos usuários. Além disso, a integração entre sistemas de sonorização de unidades diferentes e geograficamente distantes unifica a comunicação corporativa.
Recentemente, o Grupo Discabos junto com o seu parceiro Videomática, instalaram um sistema de sonorização via IP unificado, que permite emitir alarmes e avisos de segurança em caso de emergência ou de invasão entre todas as unidades não assistidas.
3. Inteligibilidade
Inteligibilidade é a característica do que pode ser compreendido. Esse é um dos aspectos que mais influencia na qualidade do som, uma vez que se relaciona à clareza como o áudio alcança o seu propósito de comunicação.
Com um sistema de sonorização de usinas adequado, esse requisito é suprido para fortalecer a experiência dos usuários e aumentar a produtividade, uma vez que as informações transmitidas ficam mais claras e podem ser mais facilmente compreendidas.
4. Produtividade
A produtividade está diretamente relacionada ao tempo economizado para a devida configuração e operacionalização dos equipamentos que integram a infraestrutura.
Ela se relaciona diretamente com a inteligibilidade das informações transmitidas e a garantia de uma capacidade de resposta abrangente, seja em casos emergenciais, seja na orientação em rotinas laborais.
5. Redução de custos
A programação de acionamento e desligamento dos sistemas sonoros e veiculação automatizada das informações reduz os custos que eventualmente poderiam comprometer os gastos operacionais.
Além disso, não precisamos citar os custos de processos judiciais, que poderiam onerar definitivamente uma empresa em situações de morte e comprometimento da integridade física de colaboradores afetados em desastres e acidentes.
6. Escalabilidade
A interoperabilidade do sistema — capacidade dos equipamentos de se comunicarem — não sofre interferência caso sejam instalados novos equipamentos ou funcionalidades para atender às demandas específicas ou ao crescimento da unidade de produção.
Assim, toda a infraestrutura se torna escalável à medida que a necessidade de crescimento ou incremento da usina for maior.
7. Controle
Ter mais controle sobre uma infraestrutura de produção é requisito básico da plena capacidade de gerenciamento.
Com um sistema de sonorização para usinas devidamente automatizado, por exemplo, é possível monitorar o uso de todos os recursos, equipamentos e máquinas, entre outros, para dimensionar mudanças importantes que favorecem a produtividade ou minimizar a subutilização da infraestrutura.
A alta conectividade de um sistema automatizado também gera informações estratégicas para a tomada de decisão corporativa que, em muitos casos, deve ser rápida e suportada por uma comunicação clara, ágil e abrangente.
O Grupo Discabos fornece equipamentos e sistemas de sonorização de marcas internacionalmente reconhecidas pela sua alta capacidade de resposta e confiabilidade de resultados. Além disso, presta consultoria especializada e promove cursos técnicos que ajudam a melhorar o nível técnico dos projetos e a potencializar o uso dos recursos do sistema.
O diferencial da empresa está em suas parcerias: projetistas, integradores de sistemas e fornecedores mais confiáveis do mercado, que comercializam marcas renomadas e garantem o sucesso das instalações devido à alta qualidade, eficiência, durabilidade e segurança dos produtos.
Agora que você conhece a importância da sonorização para usinas, entre em contato com o Grupo Discabos e veja como a nossa equipe pode ajudar com o seu projeto!